quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Deu na Folha_Mercado1


Mercado ganhará anexo

VASTA programação para festejar 134 anos do espaço

No dia em que o Mercado de São José completou 134 anos, a população recifense prestigiou a festa do maior mercado público do Recife e mais antigo do Brasil. Ontem, a programação começou de mahã com uma faxina regada com água de cheiro e defumação e seguiu até a tarde com atividades culturais, culto evangélico e o tradicional corte do bolo, no pátio de entrada. E uma boa notícia animou os permissionários dos boxes. Um anexo será construído para reordenar o comércio dos feirantes localizados na praça Dom Vital. A expectativa é que no próximo ano os comerciantes sejam relocados para o novo imóvel.

Atualmente, funcionam 545 boxes dentro do mercado e outros 184 localizados na área externa, dispostos em fomato de L, contornando o São José. De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Serviços do Recife (Csurb), Alexandre Sena, quatro imóveis particulares, localizados na praça Dom Vidal, foram desapropriados pela Prefeitura, em 2008, para abrigar os comerciantes dos boxes que vendem ervas e cereais, além da feira da sulanca. A medida cumpre um acordo firmado há 20 anos com os permissionários. “Demorou, mas vai ser bom para todo mundo, pois fica mais organizado para a gente e os visitantes”, disse o comerciante José Nunes, de 48 anos, mais conhecido como Zé do Mel.

A feira de frutas e verduras, que desde 2007 funciona de quinta-feira ao domingo, deve voltar para o local original, no mercado de Santa Rita, no bairro de São José. Segundo o presidente, o projeto está sendo ajustado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) na parte elétrica e hidráulica. “Após aval do Iphan, iremos iniciar a licitação e arrecadar recursos junto ao governo para obras. Acredito que este processo só se inicie no próximo ano”, explicou o presidente. Os imóveis de três pavimentos são conjungados e, quando ficarem prontos, terão duas entradas, uma para o Cais de Santa Rita, outra para o Mercado de São José, formando um corredor para as cerca de nove mil pessoas que circulam pelo Mercado diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário