quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Manual_10_Rádio Hoje

O Rádio Brasileiro de hoje


São mais de 3 mil emissoras espalhadas por todo o País. Os formatos de programação e a estrutura de cada uma das emissoras são diferentes, devido a aspectos sócio-econômicos e culturais. Uma das diferenças está na segmentação das programações, devido às diferenças regionais.

No Norte e no Nordeste, a programação predominante se calca em cima dos ritmos populares (Boi-Bumbá, Brega, Reggae Maranhense, Frevos, Forrós e Axé-Music), em que a inflexão do sorriso e o carisma do comunicador devem estar presentes. Para comercializar esse tipo de programação, o Rádio pode explorar uma gama maior de anunciantes.

No Centro-Oeste, há uma mistura das raízes sertanejas com o pop, o rock e o dance. No Sul e no Sudeste temos o popular, o pop-rock, o sertanejo. Ainda no Sul, se tem os ritmos gauchescos, hispânicos (devido à vizinhança com Paraguai, Uruguai e Argentina) e europeus (devido à influência das colônias alemã e italiana).

Quanto mais uma emissora for popular, maior será a chance de se anunciar, pois é nessa faixa onde estão os maiores índices de audiência. Com o advento da web-radio, a tendência é que essas diferenças regionais sejam bastante diminuídas.

Fonte: Site Rádio Oficina (www.radioficina.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário