quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Manual_05_O Começo

O começo do Rádio no Brasil


No final do século 19, o Padre Roberto Landell de Moura realizou testes e foi chamado de "herege", ao fazer algo impossível até então: a transmissão de palavras humanas. Por causa desse descrédito, o Brasil recebeu um castigo: perdeu para sempre a patente de "inventor do rádio", deixando o título para europeus (como o alemão Heinrich Hertz e o italiano Guglielmo Marconi) e norte-americanos.
Em 06 de abril de 1919, no Recife, Oscar Moreira Pinto inaugura a Rádio Clube de Pernambuco através de experiências radiofônicas com um transmissor importado da França. Mas oficialmente, foi pelas mãos dos americanos que o Brasil conheceu o rádio, no dia 07 de setembro de 1922, durante as comemorações do Centenário da Independência.
O discurso do então Presidente da República, Epitácio Pessoa, foi transmitido para os alto-falantes instalados no centro do Rio de Janeiro, a capital do Brasil, na época. Na festa, a Feira Comemorativa do Centenário da Independência, funcionou o serviço de alto-falantes (importado dos Estados Unidos) com a transmissão de músicas e a previsão do tempo.
Em 20 de abril de 1923, começou a funcionar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, atualmente, Rádio Mec. A emissora foi criada por Roquette Pinto e Henrique Moritze e objetivava "lutar pela cultura dos que vivem em nossa terra". Na programação, eram dadas as cotações das bolsas de açúcar e café, além da previsão do tempo e de números musicais.
Na mesma década, foram criadas outras emissoras pelo País. A pernambucana Rádio Clube (conhecida como PRA-8) foi inaugurada oficialmente em 1923. As rádios tinham no nome os termos "clube" e "sociedade", porque a programação era de elite, com músicas clássicas e conferências, não raro, em línguas estrangeiras. Quem sustentavam as estações eram os ouvintes e os aparelhos eram importados da Europa e dos EUA.

Fonte: site Mídia Rádio (mídia texto 13)
FERRARRETTO, Luiz Artur. Rádio: Veículo, História e Técnica.
TAVARES, Reynaldo. Histórias que o Rádio não contou

Nenhum comentário:

Postar um comentário