quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Manual_13_Rádio Digital

O Rádio e a Era Digital

O futuro do Rádio é agora. Com o advento do DAB (Digital Audio Broadcasting), um sistema de transmissão radiofônica já implantado na Europa e nos Estados Unidos, vamos reproduzir uma declaração do Senhor Reed Hundt, presidente da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos: "Na idade tecnocrônica, o impossível é apenas aquilo que ainda não foi realizado".

Com a chegada do DAB, os internautas já têm mini-estações de rádio em casa e ainda, os empresários do setor vêem uma "luz no fim do túnel", com o retorno do prestígio das AMs. As principais emissoras de Rádio do País já estão se municiando desse equipamento para levarem ao público o que há de mais moderno nesse mercado.

Hoje, a internet possibilita apenas transmitir e ouvir rádio de um computador para apenas outro computador.Mas futuramente, isso deve ser mudado, porque protocolos do tipo multicast , que podem permitir o envio de um mesmo fluxo de áudio (e vídeo) para milhares de pessoas, em vez de um canal para cada ouvinte, como acontece hoje.

Outros canais de informação, como os telefones celulares com tecnologias de ponta, também devem mudar os parâmetros. Através deles, podemos ter programação de áudio. Também está prevista a criação do áudio por assinatura, em que o ouvinte paga pela programação e não precisa ouvir anúncios.

O interessante de tudo é que tanto Alexander Graham Bell (o inventor do telefone) quanto Guglielmo Marconi (o inventor oficial do Rádio) imaginavam tudo isso há mais de um século. Seus feitos serviriam, ao mesmo tempo, para informar, divertir e servir de instrumento de comunicação interpessoal.

Fonte: Artigo de Reynaldo C. Tavares (O Papel do Rádio na Era Digital)
site Mídia Rádio

Nenhum comentário:

Postar um comentário