domingo, 30 de agosto de 2009

Modelo_Roteiro_Radioteatro

Universidade Católica de Pernambuco
Rádio I
Professor: Vlaudimir Salvador
Projeto Rádio Ao Vivo
_______________________________________________________________
TEC: VINHETA DE ABERTURA (MÚSICA DE BREGA – BANDA NÊGA DO BABADO)

LOC1 (NARRADOR): ERA UMA VEZ UMA MENINA QUE SE CHAMAVA CHAPEUZINHO VERMELHO. ELA MORAVA NA PERIFERIA DO RECIFE, NO BAIRRO DO IBURA. SUA MÃE ERA EMPREGADA DOMÉSTICA E A SITUAÇÃO FINANCEIRA SEMPRE FOI MUITO DIFÍCIL NA CASA DE CHAPEUZINHO. ENTÃO A MENINA DECIDIU AJUDAR A MÃE E PASSOU A VENDER PRODUTOS DA AVON. CHAPEUZINHO ERA UMA PESSOA SIMPÁTICA, EXTROVERTIDA E CONHECIDA NA REGIÃO COMO BOA VENDEDORA E TAMBÉM COMO BOA COBRADORA.

TEC: SOM DE TELEFONE TOCANDO

LOC2 (CHAPEUZINHO): ALÔ, BRANCA DE NEVE TÁ AÍ TÁ?

LOC3 (BRANCA DE NEVE): OI, SOU EU MULHER!




LOC2 (CHAPEUZINHO): OLHA TEUS PRODUTOS CHEGARAM, MAS NÃO SEI SE TU LEMBRA QUE TA FALTANDO 15 REAIS DO MÊS PASSADO. POSSO PASSAR AÍ HOJE DE TARDE PRA PEGAR O DINHEIRO?

LOC3 (BRANCA DE NEVE): EITA MULHER... EU VOU FALAR COM O MEU MARIDO, VÊ SE ELE TEM ALGUM DINHEIRO PORQUE A BRUXA DA MINHA PATROA AINDA NÃO ME PAGOU ESSE MÊS.

LOC2 (CHAPEUZINHO): OXE! TU DÁ UM JEITO AÍ VISSE? QUANDO EU FOR PRA CASA DE VÓ EU PASSO AÍ QUE É CAMINHO, TÁ BOM?

LOC3 (BRANCA DE NEVE): TÁ CERTO!

LOC1 (NARRADOR): CHAPEUZINHO SE ARRUMOU E QUANDO ESTAVA SAINDO SUA MÃE A CHAMOU

LOC4 (MÃE): MINHA FILHA, SUA AVÓ TELEFONOU PERGUNTANDO SE OS CREMES QUE ELA ENCOMENDOU CHEGARAM.

LOC2 (CHAPEUZINHO): AH! CHEGARAM SIM! E VÓ TÁ FICANDO DOIDA É? EU DISSE A ELA QUE TODO DIA 30 CHEGAM AS COISAS, OXE! EU VOU PASSAR NA CASA DAS MENINAS PRA ENTREGAR OS PRODUTOS E VOU PRA CASA DE VÓ



LOC4 (MÃE): DÁ UMA LIGADINHA PRA ELA

LOC2 (CHAPEUZINHO): TÁ BOM, NO CAMINHO EU DOU TOQUE NO CELULAR DELA. TÔ INDO VISSE MÃE!

LOC4 (MÃE): OLHA MENINA, TU TOMA CUIDADO QUE EU TAVA VENDO CARDINOT AGORA E ELE DISSE QUE TEM UM TAL DE LOBO MAL POR ESSAS BANDAS, ATACANDO O POVO PELO MEIO DA RUA! FIQUEI PASSADA!

LOC2 (CHAPEUZINHO): EITA MAINHA, MAS A SENHORA É BESTA! ACREDITA EM TUDO QUE APARECE NA TELEVISÃO. VOU EMBORA VISSE? TO AVEXADA!

LOC4 (MÃE): SIM, MAS QUANDO CHEGAR VAI ME AJUDAR VIU? A PIA TÁ CHEIA DE PANELA

LOC2 (CHAPEUZINHO): TÁ BOM, TÁ BOM...VAI COMEÇAR!
TEC: SOM DE PORTA BATENDO

LOC2 (CHAPEUZINHO): MAS QUE LADAINHA! MÃE QUANDO COMEÇA... VOU NESSA ENTREGAR MINHAS COISAS, GANHAR MEU DINHEIRINHO. NÉ POSSÍVEL QUE DESSA VEZ EU NÃO TENHA DINHEIRO PRA IR VER NÊGA DO BABADO, MANCHA DE BATOM E VÍCIO LOUCO NO GRANDE ENCONTRO DO BREGA, LÁ NO CORDEIRO.
LOC1 (NARRADOR): A GAROTA SAIU CAMINHANDO E PAROU NA CASA DA PRIMEIRA CLIENTE, SUA VIZINHA E QUE TEM UMA FAMA DE CALOTEIRA, A BRANCA DE NEVE.
TEC: SOM DE CAMPAINHA

LOC1 (NARRADOR): ABRE A PORTA A BRANCA DE NEVE QUE NÃO ESTAVA MAIS TÃO BRANCA ASSIM... CHAPEUZINHO DEU UM GRITO QUANDO VIU SUA AMIGA

LOC2 (CHAPEUZINHO): O QUE FOI ISSO MENINA?

LOC3 (BRANCA DE NEVE): MENINA, A FAMÍLIA DE ZÉ, MEU MARIDO, VEIO PRA CÁ ONTEM E EU FIQUEI COM MINHAS CUNHADAS LÁ NA LAJE, TOMANDO UM SOLZINHO. PRONTO FIQUEI DESSE JEITO (RISOS)

LOC2 (CHAPEUZINHO): TU É MUITO PIRANGUEIRA MULHER! PORQUE NÃO COMPRASSE UM PROTETORZINHO HEIN? MÊS QUE VEM TU ME DAVA

LOC3 (BRANCA DE NEVE): OXE! TÔ TÃO LISA MULHER E TAMBÉM JÁ TÔ TE DEVENDO QUE SÓ...

LOC2 (CHAPEUZINHO): É NÉ FOFA? ME DÁ LOGO MEU DINHEIRO QUE EU TENHO UM MONTE DE COISA PRA FAZER.

LOC3 (BRANCA DE NEVE): PRONTO TÁ AQUI!

LOC2 (CHAPEUZINHO): ÓTIMO! TÁ AÍ OS BATONS QUE VOCÊ PEDIU. AGORA JÁ VOU QUE VÓ TÁ NUM APERREIO SÓ POR CAUSA DOS CREMES DELA. TU SABE AQUELA VÉIA COMO É...

LOC3 (BRANCA DE NEVE): E EU NUM SEI... DONA LÊDA NUM SE ACANHA MESMO, SÓ QUER SER A BOYZINHA (RISOS).

LOC1 (NARRADOR): CHAPEUZINHO SE DESPEDE E SAI APRESSADA. PASSA NA CASA DE RAPUNZEL, ENTREGA O SHAMPOO PARA ACELERAR O CRESCIMENTO DO CABELO E SAI RAPIDAMENTE. NO MEIO DO CAMINHO PARA A CASA DA SUA AVÓ CHAPEUZINHO PRECISA ENTRAR NUMA RUA BEM ESQUISITA, COMO DIZEM OS MORADORES DA ÁREA. ELA CAMINHAVA TRANQUILA, CANTANDO UMA MÚSICA DE BREGA QUANDO PASSA PELA SUA FRENTE UM VULTO PRETO E ELA SE ASSUSTOU.

LOC2 (CHAPEUZINHO): QUE DANADO É ISSO?

LOC1 (NARRADOR): O VULTO SE APROXIMA E OS DOIS DÃO UM GRITO. (ASSUSTADOS)





LOC1 (NARRADOR): NÃO É QUE SUA MÃE TINHA RAZÃO, CARDINOT NÃO TAVA MENTINDO, TINHA UM LOBO NA SUA FRENTE E ELA COMEÇOU A ENTRAR EM DESESPERO. QUANDO O LOBO ABRIU A BOCA E COMEÇOU A FALAR, A MENINA FOI SE ACALMANDO. NÃO ERA BEM ELA QUE ELE ESTAVA PROCURANDO.

LOC1 (NARRADOR): O LOBO PENSA

LOC5 (LOBO) AI MEU DEUS, NÃO ACREDITO QUE O AUTOR DESSA HISTÓRIA FEZ ISSO COMIGO. É ATRÁS DESSA MULHER QUE EU VOU ETR QUE CORRER?

LOC1 (NARRADOR): TRANSTORNADA E SEM ENTENDER NADA, CHAPEUZINHO NÃO VIU OUTRA SOLUÇÃO SENÃO SAIR CORRENDO DALI. O LOBO SÓ TEVE TEMPO DE PERGUNTAR PARA ONDE ELA ESTAVA INDO E A MENINA NÃO RESPONDEU. SÓ QUE ELA NÃO PERCEBEU QUE DEIXOU CAIR O PAPEL EM QUE ANOTOU OS PEDIDOS DA AVÓ E O TELEFONE DELA PRA LIGAR NO CAMINHO. CHAPEUZINHO ESTAVA TÃO ASSUSTADA E COM TANTO MEDO QUE NEM SE LEMBROU DE LIGAR PARA AVISAR QUE ESTAVA CHEGANDO NA CASA DA AVÓ, MAS O LOBO FOI ESPERTO E LIGOU PARA O 102 E PEDIU O ENDEREÇO DE DONA LÊDA

TEC: SOM DE TELEFONE CHAMANDO
LOC 5 (LOBO) ALÔ? QUERIDA VOCÊ PODE ME DAR O ENDEREÇO DE LEDA CRISTINA. O NÚMERO DO TELEFONE DELA É 3-3-6-9-3-3-6-9

LOC 1 (NARRADOR): NA VERDADE O LOBO QUERIA MESMO É FALAR COM A AVÓ DE CHAPEUZINHO, JÁ QUE A VELHA ESTAVA CONSERVADÍSSIMA PARA OS OITENTA ANOS QUE TINHA E CLARO QUE O LOBO NÃO PODERIA PERDER ESSAS DICAS DE BELEZA. CHAPEUZINHO CHEGOU NA CASA DA AVÓ COMPLETAMENTE ATORDOADA, SEM ENTENDER NADA DO QUE TINHA ACONTECIDO E COMEÇOU A TOCAR NA CAMPAINHA DESESPERADAMENTE.

TEC: SOM DE CAMPAINHA VÁRIAS VEZES

LOC1 (NARRADOR): NESSE MOMENTO O LOBO JÁ ESTAVA DEITADO NA CAMA DE DONA LÊDA. OS DOIS JÁ TINHAM CONVERSADO BASTANTE E A VELHA ESTAVA TOMANDO BANHO PARA IREM JUNTOS AO CABELEIREIRO. ENQUANTO ISSO O LOBO DECIDIU PROVAR OS CREMES E MAQUIAGENS DA AVÓ DE CHAPEUZINHO E TERMINOU SE DEITANDO PARA ESPERAR SUA NOVA AMIGA TERMINAR DE SE ARRUMAR. QUANDO O LOBO ABRIU A PORTA CHAPEUZINHO ESTAVA TÃO NERVOSA QUE NÃO PERCEBEU QUE QUEM ESTAVA ALI NÃO ERA SUA AVÓ, JÁ QUE ELE ESTAVA TÃO MAQUIADO QUANTO DONA LÊDA. QUANDO SE APROXIMOU, A MENINA COMEÇOU A PERCEBER QUE A AVÓ ESTAVA UM POUCO DIFERENTE.
LOC2 (CHAPEUZINHO): OXE VÓ! QUE OLHÃO DA PESTE É ESSE?

LOC1 (NARRADOR): O LOBO FICOU SEM GRAÇA DE DIZER A VERDADE E DECIDIU LEVAR A BRINCADEIRA ATÉ O FIM.

LOC5 (LOBO): É IMPRESSÃO TUA MENINA! TÁ DO MESMO TAMANHO DE SEMPRE.

LOC2 (CHAPEUZINHO): PERAÍ VÓ! ENTÃO QUE ORELHA DA MOLÉSTIA É ESSA?

LOC5 (LOBO): ORELHA? NADA MENINA! JÁ DISSE QUE TÁ TUDO NORMAL!

LOC2 (CHAPEUZINHO): TÁ BOM VOINHA! AGORA QUE A SENHORA FEZ ALGUMA COISA NESSA BOCA FEZ! NÉ POSSIVEL!

LOC5 (LOBO): POIS É! DESSA VEZ VOCÊ ACERTOU, EU REALMENTE DEI UMA MUDADA NA BOCA, COLOQUEI SILICONE!

LOC1 (NARRADOR): NESSA HORA O LOBO SE LEVANTA E CHAPEUZINHO PERCEBE QUE NÃO ERA SUA AVÓ QUE ESTAVA ALI DEITADA O TEMPO TODO. DESESPERADA, ELA SAIU CORRENDO PARA PEDIR AJUDA.

LOC5 (LOBO): OXE! ESSA MENINA TÁ DOIDA! A PESSOA NÃO PODE NEM BRINCAR.
LOC1 (NARRADOR): NESSE MOMENTO A AVÓ SAI DO BANHO

LOC6 (VOVÓ): PRONTO AMIGA! VAMOS PARA O NOSSO MOMENTO DE BELEZA?

LOC1 (NARRADOR): O LOBO FICOU TÃO EMPOLGADO QUE ESQUECEU DE CONTAR O EPISÓDIO PRA DONA LÊDA. QUANDO OS DOIS ESTAVAM NA PORTA, PRONTOS PARA SAIR ENTRA CHAPEUZINHO COM UM ENCANADOR QUE ESTAVA FAZENDO UM SERVIÇO NA CASA DO LADO. QUANDO O LOBO DEU DE CARA COM AQUELE HOMEM ALTO, BONITO E SENSUAL, FOI PAIXÃO A PRIMEIRA VISTA.

TEC: ENTRA MÚSICA ROMÂNTICA (“ESTOU APAIXONADO POR VOCÊ, MEU MAIO DESEJO É TE TER...”)

LOC1 (NARRADOR): COMEÇOU UMA CORRERIA, O LOBO CORRENDO ATRÁS DO ENCANADOR, A AVÓ CORRENDO ATRAS DE CHAPEUZINHO PARA EXPLICAR QUE TUDO NÃO PASSAVA DE UM MAL ENTENDIDO.

TEC: ENTRA MÚSICA DE BREGA (“VOU TE AGARRAR, VOU TE JOGAR NA CAMA...”) ATÉ PARAR A CORRERIA.

LOC1 (NARRADOR): FINALMENTE, DEPOIS DE MUITO BAFAFÁ, TUDO FICOU RESOLVIDO. O LOBO SE EXPLICOU E CHAPEUZINHO DEPOIS DE DAR UM BAILE NELE, AFINAL ELA TINHA TOMADO O MAIOR SUSTO, ENTENDEU TUDO. PARA COMPLETAR A FELICIDADE DE TODOS LIGARAM O RÁDIO PARA ESCUTAR UM BREGUINHA E DE REPENTE ESCUTAM O NOME DE DONA LÊDA
TEC: ENTRA LOCUTOR DE RÁDIO ANUNCIANDO DONA LÊDA COMO VENCEDORA DO SORTEIO DE TRÊS CONVITES PARA O GRANDE ENCONTRO DE BREGA DO CORDEIRO. TODOS SE ABRAÇAM E COMEÇAM A DANÇAR UM BREGA COM ENTUSIASMO
TEC: ENTRA MÚSICA DE BREGA (“NÃO DEIXE O BREGA MORRER”)

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário