quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Manual_12_Terceira Onda Brasil

A Terceira Onda do Rádio no Brasil


Para entender o que pode acontecer no Rádio Brasileiro com dados do que se acontece no País, vamos recordar o panorama de 1999. Todos os setores da Economia foram devorados na competição internacional. Bancos, Autopeças, Siderurgia, Agricultura de Exportação, Alta Tecnologia, Supermercados. Tudo passou para o controle do capital estrangeiro. Quem não fez isso, se fundiu ao inimigo, como fez a cervejaria Ambev (Antarctica + Brahma).

Ainda não se tem a idéia do que pode acontecer com o nosso mercado a partir da permissão para a abertura das empresas ao capital estrangeiro. Um indicativo é a rapidez com que a Hicks Muse se posicionou no mercado brasileiro: comprou o time do Corinthians e a maior empresa de Marketing Esportivo do Brasil, a Traffic e ainda explora a TV a cabo. E hoje dita as regras que outros times brasileiros procuram seguir.

Depois que o projeto da entrada de capital estrangeiro nas empresas de Comunicação for aprovado, vai acontecer uma revolução tão rápida quanto traumática. A mesma concentração de emissoras ocorrida nos Estados Unidos será perseguida aqui. Quem for dono de rádio será convidado a vendê-lo ou "empurrado" para uma associação ou fusão.

Para quem trabalha em rádio, as mudanças também serão grandes e é melhor que o profissional se acostuma com procedimentos consagrados em outras atividades econômicas: cumprimento rígido do orçamento, planejamento, controle, pesquisa, compromisso com metas e rentabilidade. Nos processos internos, significa a eliminação de postos de trabalho e a diminuição de tudo que não seja ligado a atividades de produção e venda.


Fonte: Marcelo Parada, com pesquisa em:
DITINGO, Vincent. The Remaking of Radio
CHANTLER, Paul & HARRIS, Sim. Radiojornalismo
Columbia Magazine -Journalism

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