quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Manual_01_Perfil

Perfil e Características do Rádio


01. O Rádio é o meio de integração nacional, geralmente operado por empresas particulares ou congregações religiosas, mediante concessão do governo.

02. Pesquisas recentes demonstram que cada casa tem, em média, de dois a três aparelhos receptores de rádio.

03. Oficialmente, o Rádio começou no dia 07 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro, durante as comemorações do Centenário da Independência do Brasil (embora as primeiras experiências radiofônicas datam de 06 de abril de 1919, dia em que foi inaugurada, por Oscar Moreira Pinto a Rádio Clube de Pernambuco, inclusive existe documentação que prove isso).

04. As ondas do Rádio se distinguem em diversas classes: Ondas Médias, Freqüência Modulada (FM) e Ondas Curtas.

05. Tem boa cobertura por mensagem transmitida e no aspecto local, dependendo das concorrências, é líder de audiência.

06. Oferece mídia seletiva através da programação e da faixa horária.

07. A programação pode ser segmentada (direcionada a um público determinado) ou eclética (toca de tudo para todos).

08. Estimativas informam que, na atualidade, existam no Brasil cerca de 2.500 estações de rádio, sendo 75% delas em FM, e as outras em AM.

09. O jornalista Alexandre Garcia afirmou o seguinte: "tenho mais retorno do programa de Rádio que faço em Brasília, do que no programa nacional de TV". Traduzindo: O programa dele na Rádio Antena 1 dá mais retorno a ele do que a própria Rede Globo.

10. Rádio é 10% equipamento e 90% atitude.

11. Onde estão os aparelhos de rádio: em casa (95%), no carro (63%), portáteis (43%), rádio-relógio (41%) e walkman (22%).

12. Uma pesquisa da revista Meio e Mensagem, de 13 de abril de 1998 afirmou o seguinte: os índices de credibilidade e aprovação do público ao rádio chega aos 75%, contra 66% dos jornais, 56% das revistas e 54% da TV.

Fonte: site Mídia Rádio (mídia texto 13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário